Post: 12079 | Data: 21/01/2018 | Visitas: 127

Pé de Serra - Ponto de Cultura Sons da Vida usa a música como instrumento de transformação social

A Associação Comunitária Cultural e Musical Lira 6 de Agosto de Pé de Serra, desenvolve através do Ponto de Cultura Sons da Vida - A música como Instrumento de Transformação Social, aulas de música e percussão para crianças, jovens e adolescentes do município. O Projeto, que foi elaborado em 2014 para concorrer ao Edital dos Pontos de Cultura na Bahia, começou efetivamente no ano de 2016, quando foi liberada a 1ª parcela do convênio 46/2014.

 

As aulas acontecem na sede do município, e nos povoados de Ouricuri e Ouricuri Velho, são gratuitas e a Instituição adquiriu com recursos do Projeto Instrumentos musicais, acessórios e kit multimídia com: projetor digital, computadores, caixas de som e material de uso contínuo. Para se inscrever, basta procurar a sede da Entidade localizada na Rua Felipe Nery Cordeiro e realizar o preenchimento da ficha de inscrição, o menor de idade precisa levar o responsável.

 

Em seu 2º ano de execução, o Ponto de Cultura Sons da Vida já desenvolveu muitas atividades de formação em teoria e prática musical, realizou o 3º Encontro de Filarmônicas, inclusive com matéria veiculada na TV Educativa da Bahia e no mês de dezembro de 2017, o regente Rildo Rios e mais três integrantes participaram em Salvador do IV Fórum para Bandas Filarmônicas, tendo essa participação fortalecido as ações do projeto.

Vale ressaltar que a Filarmônica Lira 6 de Agosto, é integrante da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, que é organizada e mantida pelo NOEJIBA, que em 2017 trouxe até a cidade as Caravanas Pedagógicas envolvendo mais de 70 participantes do Projeto Sons da Vida, além de participação de alunos e músicos de outros municípios.

 

O Pontos de Cultura Sons da Vida está dentro da Lei Cultura Viva que surgiu em um momento importante para fortalecer a cultura no Brasil. Tem aporte financeiro do Governo Federal, Ministério da Cultura, do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e dos Pontos de Cultura da Bahia.

A Filarmônica Lira 6 de Agosto é a executora das ações, e até o ano de 2016 tinha o apoio da Prefeitura de Pé de Serra, em 2017 esse apoio foi encerrado. O projeto vai até dezembro de 2019, e até seu final, muitos músicos e musicistas serão formados na Entidade, e o apoio e comprometimento de sua direção e participantes potencializa mais ainda a transformação social através da Música.

 

Por Rildo Rios

Coordenador

Regente e Coordenador Rildo Rios

Orador Clécio Santana

www.vr14.com.br
Por: Jorge Henrique

Por: JOSE EDMILSON DOS SANTOS , - comentou no dia 21/01/2018

.: SOU FILHO DESSA TERRA MARAVILHOSA E ESPERO QUE ESSE PROJETO SEJA AINDA MAIOR, PORQUE ESSA FILARMONICA E COISA DE ORGULHO



Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online