Post: 12117 | Data: 27/01/2018 | Visitas: 491

Operação Pipa 2018 em Baixa Grande

Em janeiro de 2017 a Prefeitura Municipal de Baixa Grande juntamente à Secretaria de Administração Geral encontrou o município sem Decreto de emergência e sem Operação Pipa.  Os membros do Conselho Municipal e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMPDEC foram atualizados, onde foi nomeado o Secretário Municipal de Administração o senhor Guilherme Pamponet Kunh Pereira como Coordenador, para que assim o município fosse incluso na Operação Pipa.

 

A operação PIPA é um projeto criado pelo Governo Federal que tem como nome oficial Programa Emergencial de Distribuição de Água. Seu objetivo principal é levar água para consumo humano nas áreas atingidas pela seca.

 

A operação envolve diversos órgãos, sendo eles municipais, estaduais e federais. Ao nível do Governo Federal estão envolvidos o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa, representado nesse caso pelo Exército Brasileiro, que também é responsável, em parceria com a Prefeitura Municipal, pela fiscalização e coordenação da distribuição da água nas áreas atingidas pela seca.

 

O coordenador da COMPDEC é responsável em preencher e anexar os documentos obrigatórios no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID, aguardando assim o Reconhecimento federal da situação de emergência pelo Governo Estadual e pelo Ministério da Integração Nacional.

 

No ano de 2017, nosso município foi contemplado em Reconhecimento Federal através do Decreto de nº 014/2017, de 12 de janeiro de 2017 e Decreto de nº 055/2017, de 19 de julho de 2017.

Através de muitos esforços com reuniões, documentações conseguiram que a operação PIPA fosse retomada em nosso município e atualmente estão sendo distribuídas 181(cento e oitenta e uma) carradas  de água em toda área da zona rural. O coordenador não tem medido esforços para que a Operação não pare como em muitos municípios circulo vizinhos.

 

Prefeitura Municipal de Baixa Grande – Minha Cidade, Meu Futuro!

ASCOM –Baixa Grande – BA.

www.baixagrande.ba.gov.br
Por: Ascom Baixa Grande

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779