Post: 12189 | Data: 08/02/2018 | Visitas: 128

Terra dos Centenários: Aposentado completa 105 anos em Quixabeira

O aposentado Irineu Lopes da Silva, completou 105 anos de vida, nesta quarta-feira(07), com muita alegria, saúde e vitalidade.

 

Seu Irineu reside na cidade de Quixabeira, centro norte baiano, há 290km da capital, e ficou conhecido nacionalmente, após a exibição de uma matéria no programa Domingo Espetacular da Rede Record(Clique aqui), em fevereiro de 2016. Na ocasião ele completou 103 anos, e manteve a tradição de subir a caixa d'água da cidade, que tem 15 metros de altura, além de ir á feira-livre com a apresentadora Yula Braga, pedalando uma bicicleta.

 

A pedido dos familiares, ele não sobe mais a caixa d'água, entretanto, Seu Irineu deixa claro que se fosse pra subir, não exitaria, pois ainda se sente com vitalidade pra fazer tal exercício. Sobre a bicicleta, seu Irineu ainda passeia pelas ruas da Quixabeira.

Uma das superstições que seu Irineu mantém até a presente data é a de anotar em sua caderneta os nomes das pessoas que morrem na pequena cidade de Quixabeira. Além de anotar os nomes, ele faz questão de colocar a data do falecimento, bem como observar alguma referência sobre a causa do óbito. Sua anotações tiveram início na década de 80 com o nome de uma senhor que morreu através de uma queda de cavalo, conhecido popularmente por "Dudu".

 

O município de Quixabeira destaca-se pelo expressivo número de centenários, tendo uma média por grupo de mil habitantes, equiparada a cidades japonesas, que são mundialmente conhecidas pelos seus índices de longevidade. A apresentador do Domingo Espetacular, Paulo Henrique Amorim, batizou a cidade de Quixabeira, com o codinome: "Terra dos Centenários".

www.blogdorildebeto.com.br
Por: Ril de Beto

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online