Post: 12704 | Data: 13/05/2018 | Visitas: 71

Diário Oficial confirma: João do Couro adere ao grupo da prefeita Lydia e vai exercer função de chefe

As especulações que tomaram conta da cidade nas últimas horas de que João Dias de Souza, o popular João do Couro teria aderido ao grudo da prefeita Lydia Pinheiro, PSD, na função de Secretário da Saúde, estão confirmadas no Diário Oficial do Município, datado de 10 de maio de 2018, mas com uma ressalva, onde foi citado que seria na função de Secretário da Saúde, tenha como equivocada a informação. João do Couro está oficializado no grupo da prefeita, mas na função de CHEFE DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS, com publicação entrando em vigor na respectiva data.

 

João do Couro foi vereador do município e vice-prefeito no período em que Dr. Pinheiro e Paulo Ferreira predominaram nas disputas eleitorais envolvendo GRUPO da União e PMDB, com participação nesse mesmo período na função de vice-prefeito em um dos mandatos de Dr. Pinheiro. No período que Itamar prevaleceu na política na função de prefeito mediante determinação judicial na disputa contra Paulo Ferreira e na vitória contra Lydia e Sivaldo, João do Couro voltou a ser vice-prefeito do município chegando a assumir a cadeira de prefeito, por conta da renúncia de Itamar Rios, que deixou o cargo para ser candidato a deputado estadual, processo esse que não vingou. Meses depois João do Couro foi destituído do cargo, mediante determinação judicial, assumindo Lydia Fontoura Pinheiro, atual gestora do município, para meses depois anunciar sua renúncia, tendo como substituto Sivaldo Rios, vice-prefeito à época, com a história registando como sendo um dos momentos mais conturbados da política local.

 

Sivaldo Rios assume o governo e completa o mandato, se apresenta como candidato do grupo e vence as eleições de 2012 para Marcos Carneiro, com o maior placar da história, 3.036 votos, enquanto João do Couro seguia no grupo da oposição liderado por Itamar Rios, que além de sofrer a maior derrota numérica da história do município, no apoio concedido a Marcos Carneiro, ficou impedido de participar da disputa de 2016, por conta de problemas em suas contas, assumindo sua então esposa Andreia, que foi derrota por Lydia Pinheiro, com diferença de 1.701 votos.

 

A adesão de João do Couro, considerado sempre um nome de expressão no grupo de Itamar, por conta de seus números e conquistas na política local, representa mais uma vitória política do grupo de Lydia, deixando a oposição mais desfalcada e com a possibilidade de ter mais um vereador da oposição também compondo o grupo da prefeita. Em conversa com Lucas sobre os comentários de adesão de seu pai, o mesmo respondeu ao REPORTERBAHIA, que está viajando e que ao retornar falará sobre os comentários em torno da adesão do seu pai que deixa de ser especulação, para ser algo concreto diante da publicação do Diário Oficial do Município. Vale citar que Lucas não comentou nada sobre sua ida para o grupo da prefeita Lydia, a colocação fica no campo da possibilidade diante do que está sendo confirmado pela gestão da prefeita Lydia com a nomeação de João do Couro, pai do vereador.

 

Em conversa com Samuel Moto Taxi, considerado o líder da bancada da oposição na Câmara Municipal de Vereadores, o edil não confirmou a ida de João do Couro para o grupo da prefeita, ficando apenas nas especulações, situação já consolidada conforme descrito. Quanto a Lucas, o vereador disse que ficou de ter uma conversa com o mesmo para saber como ficará sua posição diante da confirmação do seu pai agora como novo integrante do grupo da prefeita Lydia.

 

Em áudio divulgado nas redes sociais, Itamar disse que lamenta a ida de João do Couro para o grupo da prefeita Lydia, mas mesmo diante dos desafios seguirá firme na sua jornada de oposicionista ao grupo da prefeita Lydia. “Não vamos recuar jamais”, colocou o ex-gestor.

 

João do Couro, não se manifestou ainda sobre deixar a oposição para exercer cargo no grupo da prefeita Lydia.

 

Clique no link e confira portaria nº 161/2018, que nomeia João Dias de Souza, na função de CHEFE DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS:

 

http://www.capimgrosso.ba.io.org.br/diarioOficial/download/165/2394/0

www.reporterbahia.com
Por: Arnaldo Silva

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online